FANDOM

O vaqueiro misterioso é mito de origem lusitana. Ocorre, com variantes locais, em todas as áreas de pastoreio do Brasil. Trata-se de um homem, vestido com gibão de couro surrado, que aparece de repente nas fazendas ou regiões de pastoreio. Um chapéu de vaqueiro, sempre à cabeça, encobre-lhe o olhar. Não se sabe de onde veio nem o que faz. Tem muitos nomes diferentes e, algumas vezes, nome algum.

Aparece nas ocasiões onde há vaquejadas ou apanha de gado novo, ferra ou batida para campear. Devido à sua aparência humilde, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros e campeadores. Contudo, é o mais ágil, destro e a foto deles. O sabedor de segredos infalíveis, o melhor, o herói. Vence a todos. É aclamado pela multidão, desejado pelas mulheres, o convidado de honra do fazendeiro. Ele, porém, recusa todas as honrarias e desaparece da mesma forma como surgiu. Ninguém sabe para onde foi.

Para Luís da Câmara Cascudo, o vaqueiro misterioso "é um símbolo da velha profissão heróica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte."

  1. Referências

Luís da Câmara Cascudo. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1954 | 9ª edição: Rio de Janeiro, Ediouro, sd

Luís da Câmara Cascudo. Geografia dos mitos brasileiros. 2ª ed. São Paulo, Global Editora, 2002, p.346-250

Também no FANDOM

Wiki aleatória