FANDOM

A vassoura é um instrumento de limpeza, baseado em um bastão com várias cerdas presas ou amarradas em uma das extremidades. Para as Wiccas, elas são usadas para purificar uma área de energias persistentes (similar ao uso da queima da Sálvia) antes de "lançar um círculo", que são lançados antes de qualquer ritual. Antigamente dizia-se que várias bruxas encontravam-se no meio da floresta, para beber, comer e adorar o Diabo, onde iam voando em cabras, bois, cães, lobos, varas pás ou bastões. As vassouras ficaram mais tradicionais devido ao seu uso das mulheres no cotidiano doméstico.

Dizia a lenda que elas saíam de suas casas pela chaminé, e que uma vez no ar, era bem fácil de voar. Exceto em dois casos: uma novata poderia perder o equilíbrio, pois a vassoura era rápida mas não muito estável; ou até uma bruxa experiente poderia ir ao chão caso os sinos da Igreja tocassem durante o vôo. Uma cidadezinha alemã tinha tanto medo das bruxas que certa vez mandaram tocar os sinos da igreja sem parar, do anoiteçer ao raiar do dia.

Durante as sessões de tortura, muitas ficavam tão insanas que acabavam confessando que voaram, ou até vanglorizando-se da habilidade de subir aos ares. Algumas das hipóteses que acreditavam era que o Diabo poderia muito bem fazê-las voar ou encher suas cabeças de ilusões. A explicação científica teve a seguinte justificativa: elas passavam uma pomada voadora antes de montar, feita de substâncias fortíssimas que causavam delírios em contato com a pele. Logo, elas não voavam de verdade: apenas adormeciam e sonhavam que estavam voando.

Também no FANDOM

Wiki aleatória