Fandom

Fantastipedia

Voulge

858 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Voulge.png

Variedades de voulge. O modelo mais à esquerda é uma voulge-guisarme

A voulge, também chamada em inglês de pole cleaver ("cutelo de haste") é uma arma de haste usada no século XIV. Assemelha-se à glaive na aparência e na função, mas é construída de maneira diferente. A lâmina é ligada à haste pelos seus dois terços inferiores e não por um soquete. Além disso, a lâmina da voulge é mais larga. É feita para talhar (como um machado ou um cutelo), mais que para acutilar (como uma espada ou uma glaive).

Voulge-guisarme Editar

Os modelos mais simples e antigos da voulge tinham apenas um gume para cortar. Mais tarde, acrescentou-se uma ponta à lâmina, para estocar. Um ou mais ganchos vieram também a se acrescentados ao lado oposto ao gume para agarrar e derrubar cavaleiros como na bisarma (guisarme, em inglês e francês), caracterizando a chamada voulge-guisarme ou guisarme-voulge.

Voulge suíça Editar

Swiss voulge.jpg

Voulge suíça

A forma mais elaborada da voulge-guisarme, chamada voulge suíça (swiss voulge, em inglês), já tinha várias das características do que veio a se chamar de alabarda e pode ser considerada uma alabarda primitiva.

Também no Fandom

Wiki aleatória