FANDOM

Zeus-hera-painting.jpg

Zeus e Hera

Zeus
(em grego: Ζεύς, transl. Zeús), na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho.Zeus é correspondente ao deus romano Júpiter,sexto filho de Cronos e Reia,ele teve 3 esposas,Metis,Temis e Hera.Possuiu varias amantes e filhos bastardos com mortais e imortais,sendo considerado pai de todos os deuses e heróis.Seus irmãos são Hades,Poseidon e suas irmãs são Hera,Hestia e Demeter.

Esposas:

Metis,a titã da prudencia,Gaia profetizou que a filha de Metis iria destronar-lo,sendo assim Zeus, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam, Métis não foi prudente e aceitou, em algum momento Métis se metamorfoseou em uma mosca e foi engolida viva por Zeus, isso não adiantaria de nada, pois depois a cabeça de Zeus cresceria assustadoramente e Atena nasceria adulta da cabeça de Zeus,fazendo assim com que a profecia não se cumprisse.

Temis:com a Titã da justiça,teve Nemisis,deusa da vingança,Diké,deusa da justiça e as Horas e Morias.

Hera:Deusa do casamento,da familia,muito ciumenta e vive perserguindo as amantes e filhos bastados de Zeus.com ela teve Ares,o deus da guerra,Eris,a discordia,Hefesto,deus do fogo e das forjas,Hebe,deusa da juventude.

Amantes e filhos bastados:

Higino lista os filhos de Jove (Júpiter) em Fabulae, Capítulo CLV, Filhos de Jove[3]:

Também no FANDOM

Wiki aleatória